Oi oi Clubenautas! Sempre me perguntam o que eu faço quando surge aquele famoso e temido "branco", o vilão dos escritores.
Este ano ministrei uma palestra para um Laboratório de criação Literária com o foco na Leitura e produção criativa de textos e, novamente fui questionada sobre o que fazer quando olhamos para um papel em branco, precisamos e queremos escrever, mas nada nos ocorre....
Organizei então alguns exercícios de escrita criativa com o objetivo de desenvolver não só suas técnicas ortográficas ou gramaticais, mas também sua capacidade de criação.
“O gênio é composto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Thomas Edison
Para começar: se comprometa com a qualidade do conteúdo, mas deixe de lado o excesso de autocrítica, ok? É hora de desbloquear a mente e deixar as ideias fluírem.

2. Escreva uma autobiografia com cerca de 100 palavras. Falar sobre si mesmo nunca é fácil, isso vai exigir que saiba escolher as palavras certas sem se alongar demais no texto, ou seja, ser conciso.

3. Faça uma descrição de seu quarto, com cerca de 100 palavras. Como são os móveis, as cores da parede, os tom da cortina, o chão, a iluminação..

5. Pegue um livro e abra em qualquer página, depois escolha um trecho que possa ser base para uma cena ou história que você queira escrever. Essa pode ser uma boa dica na hora que um branco surgir, às veze suma simples palavra pode desencadear várias ideias.

7. Pegue um texto que você tenha escrito em primeira pessoa e reescreva-o em terceira pessoa, ou vice-versa. Este é um ótimo exercício de escrita e muito mais complicado do que parece. Prepare-se para encarar os tempos verbais de frente rsrs.
8. Tente relembrar da sua mais tenra infância. Escreva tudo que puder lembrar. Reescreva como uma cena, usando sua perspectiva atual ou, se conseguir, usando a perspectiva da idade que você tinha.

10. Vender um animal de estimação. Faça um anúncio vendendo uma aranha como um exercício. Pode ser qualquer outro animal. Seja atrativo no anúncio.

Espero que as dicas possam ter ajudado. Boa escrita e adeus "branco".
Beijo
Amanda Bonatti
Para pensar: Criatividade não se aprende, mas se estimula. Treinamentos objetivam a aprendizagem de técnicas criativas e estimulam a capacidade inventiva, descobrindo assim, valores que por vezes estão escondidos e que podem vir à luz. Todas as pessoas são criativas, portanto, todas devem acreditar neste potencial que existe em cada uma e se manifesta pelo sonhar acordado, pela intuição, pela curiosidade e pela capacidade de inovar. A criatividade depende de três fatores: inteligência, emoção e imaginação produtiva. Se quisermos ser criativos, precisamos estimular isso toda vez que se manifesta, aproveitando as boas ideias em nosso trabalho, com paciência e disciplina, ou anotando-as.