
Que tal começarmos o ano mergulhados no polêmico mundo dos teens? Então, nada mais apropriado do que comentarmos sobre o livro “Mudanças”, da nossa autora parceira e ColaborAutora L. L. Alves. Vamos lá?
Gente, vamos combinarque ninguém passa imune pela adolescência. A transição do período da meninice para o de adulto, dificilmente ocorre de forma suave e harmoniosa. É um período de conflitos, mudanças e inseguranças. É a tal da “crise da identidade”, dos conflitos individuais e biológicos, dos hormônios em ebulição, da sexualidade, do desafio contra qualquer tipo de autoridade, da necessidade extrema de vida social e/ou solidão, das transgressões, das eternas cobranças, da fase em que não se é adulto para fazer certas coisas, mas, também, é inaceitável se agir como uma criança, da dificuldade dos pais em lidarem com tais mudanças, pois, afinal, o adolescente é aquele ser contraditório, que desestrutura a família e acaba com sua paz (pelo menos é isso que ouço frequentemente de quem tem um ou mais adolescente em casa). Ufaaa! Será isso tudo mesmo? Difícil, né? Adolescente sofre, e os adultos que convivem com ele, também.
Ano: 2014
Páginas: 186
Idioma: português
Edição: 1ª
Editora: Modo
SINOPSE
O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de “aborrecência”, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?
Verônica é mais uma dentre tantas "aborrecentes" que conhecemos. Tem 15 anos, é boa aluna e boa filha. Vive com seus pais, Paulo e Sônia e com Pedro, seu irmão mais novo, que é uma simpatia de menino. Moram em uma casa sem luxo, mas confortável, e seus pais, na medida de suas limitações, são atenciosos e carinhosos.
Em “Mudanças”, L.L. Alves narra as férias escolares de Verônica e começa a trama mencionando cenas de um conturbado sonho que insiste em povoar suas noites. O sonho refere-se a uma festa à fantasia que aconteceu em seu antigo colégio. Verônica, que desde esta época já gostava de ser diferente, estava fantasiada de bruxa, enquanto suas amigas, de princesas. Todos se divertiam. As amigas estavam concentradas na visão de um belo rapaz fantasiado de Tarzan e Verônica percebe que um jovem fantasiado de Hobin Hood não tira os olhos dela. Num dado momento, Verônica se afasta do grupo para tomar um refrigerante. O jovem se aproxima e a convida para dançar. Ela responde de maneira grosseira e indelicada, e ele vai embora. A próxima cena da qual se lembra, é a da festa acabando, e como sempre, ela sente-se completamente só. Joga-se no chão e chora. Sempre que tem esse sonho, ela chora. No sonho e na cama. Verônica sente que precisa mudar e crescer, e questiona-se sobre quais passos deverá seguir para alcançar essa transformação.
“Mudanças” tem suas peculiaridades. L. L. Alves usou a estratégia de desenvolver a história não em capítulos, mas em 25 passos, onde cada passo tem um elemento que Verônica precisa “trabalhar”, seja adquirindo-o, aprimorando-o ou despojando-se dele, para que sua mudança aconteça.
A cada passo, a história vai sendo contada e o enredo vai evoluindo. O leitor fica conhecendo a vida de Verônica anterior e pós-festa, a rotina de sua vida familiar, as características e personalidades de seus pais e irmão, suas relações de amizades, as consequências do namoro de Verônica com Jonatas, que, ao mesmo tempo em que lhe deu status entre seus amigos, colocou-a também em uma situação de grande perigo, além de detalhar o surgimento de uma grande amizade e de um lindo romance entre Verônica e Carlos, um garoto maduro, inteligente, com uma visão centrada sobre a vida. Um verdadeiro príncipe encantado, não pelos bens materiais, mas pelo bom exemplo mega necessário aos adolescentes, que normalmente agem movidos por impulso.
Verônica namorava o simpático, bem falante, divertido e bonitão Jonatas, e sentia-se feliz por namorar o rapaz mais popular e desejado da escola. Mas, o que ela e nem as amigas sabiam é que Jonatas, por trás de toda aquela beleza, possuía um lado sombrio e cruel. Verônica foi vítima dessa crueldade e saiu muito infeliz desse relacionamento. Apesar de todo sofrimento, ela ainda não aprendeu muito sobre a vida e continua sendo grosseira e intolerante com quem realmente a ama de verdade.
Neste ponto, a autora cria um cenário dramático, com alto teor de suspense (quase trágico), que prende o leitor, com uma narrativa informal e de fácil entendimento para os adolescentes, o que torna o livro perfeito para esse público.
O leitor acompanha com interesse e curiosidade o desenrolar da trama na expectativa do desfecho. Uma coisa é certa: para ser feliz, Verônica terá que repensar sobre suas atitudes e conduta diante da vida e das pessoas, reconhecendo que as mudanças são necessárias e fazem parte da vida.
“Mudanças” aborda assuntos e conflitos muito comuns ao universo dos adolescentes. É uma história inspiradora sobre família, amizade, amor, decepções, descoberta de valores, dificuldade dos pais em lidar com seus adolescentes, na qual a autora alterna com habilidade cenas do mais puro suspense e apreensão com cenas reflexivas e comoventes. Tudo isso de uma forma alegre, divertida, emocionante e romântica.
A diagramação do livro está caprichada. As páginas são amareladas, os capítulos ou “passos” são introduzidos por borboletas estilizadas. O tamanho da fonte é ideal para quem, assim como eu, tem aversão por letras muito pequenas.
Agora, vocês devem estar se perguntando: e sobre o sonho (que está mais pra pesadelo) que tanto atormentava Verônica, lá no comecinho do livro??? Não conto, não conto, não conto (...hahahaha...).
Ele é o “gran final” que permeia a saída do casulo de Verônica e foi fundamental nas suas mudanças e transformações.
Bem, minha linda e talentosa “amiga-autora”, Luene L. Alves, como sempre, sua escrita me contagiou e satisfez. Espero que você tenha aprovado minha resenha e que ela tenha feito justiça ao seu livro.
Quanto aos nossos queridos leitores, minha avaliação sobre “Mudanças” é:
Para adquirir o E-book, clique AQUI
Bem, se você gostou do livro e/ou da resenha, não se esqueça de deixar seu comentário, pois sua opinião é muito importante para o blog e para a autora.
Créditos:
Resenha: Vanda Costa
Imagens: Tiradas da Internet
Músicas: Youtube
Diagramação: Vanda Costa