Olá, vocês devem estar estranhando a postagem hoje, né? Afinal, o que um blog de literatura tem a ver com assuntos psicológicos e emocionais? Bem, posso dizer que tem tudo, já que, a administradora desse cantinho (eu) sofre desde a infância com essa doença chamada Ansiedade.
Aliás, faz poucos anos que descobri o que me afligia, e pode parecer besteira, mas quando os sintomas me pagavam eu sem saber o que era, achava que estava com uma espécie de pressentimento ruim. Que era algo quase "sobrenatural" que me faria mal, ou a alguém que eu amo. Parecia que estava no ar como uma presença maligna, então ficava desesperada. A própria ignorância é pior do que saber que se é doente, pois essa aflição descabida me levava a mais estresse e me deixava pior.
Agora que sei o que estou combatendo, eu olho a minha volta é vejo quantas pessoas sofrem sem saber desse mal...

Quanto mais você pensa nos sintomas, mas apavorada você fica, então vira um redemoinho que te suga pra baixo, abrindo brecha pra possíveis depressões e doenças.
Quem não teve, não consegue entender o que te faz tão irriquieta e nervosa e isso vai piorando, então você se isola e tenta tapar esse buraco emocional causado pela ansiedade com coisas que te farão mal à longo prazo: cigarro, bebida, comer compulsivamente e em alguns auto-medicação...
Nada disso melhora, falo por experiência própria, o que eu faço é o que me efetivamente me faz melhorar?Tudo que me faz bem!!
Ler, escrever, ouvir música, brincar com meu filho... Você tem que tirar o foco da ansiedade, deixar ela em segundo plano, quando você menos esperar tudo terá voltado ao normal (ou quase).
Não, você não vai ser curar. Afinal isso é uma doença, o indicado é ir à um médico especialista e fazer um acompanhamento, pois terão outras e outras crises, mas se souber domar, será mais fácil passar por esse momento sem desespero. Toda ansiedade é desencadeada por algum fator, é ai que deve ser tratado, então tratar o psicológico é o que há!
Hoje enquanto escrevo essa postagem, ela está pulsando em mim e apertando o meu peito, mas eu resolvi que sou mais forte e sei que vai passar, então ao invés de me esconder, vim contar pra vocês. E sim, vocês podem domar (acalmar) essa maldita! Tenha fé na sua força, a leitura pode ajudar muito no processo de tirar o foco e distrair a sua mente.
Tente e tente, uma hora a ansiedade não vai conseguir te impedir de fazer o que gosta, não vai trazer o sentimento pessimista que você é incapaz. (caso não passe com as dicas procure ajuda profissional, não tenha vergonha, isso é uma doença séria e acomete muita gente)
Você passa por isso?
Nos conte como lida com essa doença e seus sintomas, a leitura te ajuda?
Vamos nos ajudar!
Beijos
